quinta-feira, 7 de maio de 2009

“Café com Idéias” destaca o SPED e o Simples Nacional


A ACIP/CDL realizou nesta quinta-feira (07/05) mais uma edição do “Café com Idéias”. O tema do evento de hoje foi: “Revisão dos procedimentos fiscais nas empresas e sua importância na redução de custos”. Cerca de 50 associados participaram do evento.

O palestrante Eurides Veríssimo Júnior, da HV&M Advogados, falou sobre procedimentos fiscais no âmbito federal, como Classificação Fiscal de Mercadorias, cláusulas de convenções coletivas de trabalho CNAE x Tributação, compensações de créditos de PIS/COFINS e IPI, retenção de tributos, entre outros. Em âmbito estadual e municipal, foram destacados: créditos de ICMS, alíquotas, redução de base de cálculo, diferencial de alíquotas, CNAE x Nota Fiscal Eletrônica, substituição tributária e consulta fiscal.

Um dos assuntos principais da palestra foi o SPED, que Institui a Escrituração Contábil Digital (ECD), para fins fiscais e previdenciários; e o SPED Contábil, que é a substituição dos livros da escrituração mercantil pelos seus equivalentes digitais. Eurides Veríssimo explorou ainda o Simples Nacional e suas características, a partir das especificidades de cada empresa.

Para os interessados, clique aqui para visualizar a apresentação em Power Point da palestra organizada pela HV&M Advogados.

O próximo Café com Idéias acontece na semana que vem, dia 14 de maio, com o tema: “Lucratividade, Crescer, Sobreviver ou Morrer”. Os associados já podem confirmar suas vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário