quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ACIP/CDL e XP Educação ensinam como investir na Bolsa de Valores

Foi realizada nessa quinta-feira (10/09), na Sala de Cursos da ACIP/CDL, a palestra: “Como começar a investir na Bolsa de Valores”. O treinamento foi feito pela XP Educação, da corretora XP Investimentos, de Belo Horizonte.

A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de
empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures. Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas o mais usual hoje em dia é que as Bolsas de Valores atuem como sociedades anônimas, visando lucro através de seus serviços. Para se comprar ações, o investidor precisa de uma corretora, seja ela de um banco ou independente.

O público presente aprendeu sobre os investimentos na Bolsa, diferentes da renda fixa, mas que podem ter lucros maiores. O palestrante Lucas Roque de Castro, natural de Ponte Nova, falou sobre as ações com liquidez, a associação da taxa Selic com os investimentos, os tipos de mercados (de ações e futuros), o ciclo virtuoso de compra e venda e os dividendos das empresas. Para facilitar o entendimento, alguns exemplos na prática foram expostos. Em 2008, o Brasil fechou com pouco mais de 536 mil ivestidores. Em 2009, este número já ultrapassou 600 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário