Sucesso total do início ao fim. Este foi o Bar, Boteco & Cia 2010 – o festival gastronômico de Ponte Nova e região –, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova / Câmara de Dirigentes Lojistas de Ponte Nova (ACIP/CDL) e Sindicato do Comércio Varejista de Ponte Nova (Sindcomércio), com apoio da Prefeitura de Ponte Nova, Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Laticínios Porto Alegre, Ponto Certo do Celular/Vivo e Distribuidora de Bebidas Farid.
Recordes
Nesta 5ª edição do festival, mais recordes foram quebrados. Foram 16 estabelecimentos participantes, divididos igualmente em duas categorias “Bares/Restaurantes” e “Botecos”. O festival aconteceu de 8 de julho a 12 de agosto e milhares de pessoas percorreram os pontos participantes para experimentar os pratos inscritos. Todos os pratos tiveram em seus ingredientes a carne suína do Frigorífico Saudali e o queijo da Laticínios Porto Alegre – duas empresas que deram total suporte ao festival. Ao todo, foram pouco mais de 8.000 votos, outro recorde. Cerca de 900 fichas de avaliação ainda foram invalidadas pela organização do festival por não atender os requisitos necessários.
Durante o período de festival, os consumidores avaliaram os pratos, com notas de 6 a 10, nos seguintes itens: “Prato/tira-gosto”, “Apresentação do Prato”, “Atendimento” e “Higiene”. Quatro jurados de cada categoria, selecionados pela organização do evento, também deram seus votos e tiveram peso diferenciado.
Saideira
A Saideira – festa de encerramento do Bar, Boteco & Cia – aconteceu nesta quinta-feira (12/08), na Praça de Palmeiras, em Ponte Nova. Uma mega estrutura foi montada para receber milhares de pessoas. E o público realmente compareceu em peso: cerca de 3.000 pessoas, sendo 900 sentadas. Dos 16 estabelecimentos participantes, 11 estavam no evento, servindo seus pratos. Para reservar uma mesa, era precisa doar pelo menos 1 kg de alimento não perecível. Na contagem feita na manhã desta sexta-feira (13/08), foram arrecadados 470 kg de alimentos, que serão doados para a Associação Espírita Beneficente Júlio Bravo.
Três parceiros do evento – Laticínios Porto Alegre, Frigorífico Saudali e Cachaça Guaraciaba – entregaram kits aos estabelecimentos participantes. A ACIP/CDL e o Sindcomércio entregaram ainda um prato comemorativo a todos os bares e ainda aos principais parceiros do festival. Na sequência, houve sorteio de três brindes aos consumidores do Bar, Boteco & Cia, feito através das fichas de avaliação que foram depositadas nos estabelecimentos durante o festival. Os prêmios foram:
Uma mochila da Adidas (oferecimento da Manndalla Boutique)
Vencedora: Maria de Fátima Contarini Soares – Centro – Oratórios/MG
Estabelecimento que entregou o cupom: Parada Obrigatória
Uma bicicleta Rafarillo (oferecimento da Rosa Shock Calçados)
Vencedora: Efigênia Marilete – Primeiro de Maio – Ponte Nova/MG
Estabelecimento que entregou o cupom: Pesque e Pague do Sombrio
Uma viagem de uma semana para se hospedar no DBeach Resort, em Natal/RN, com acompanhante (oferecimento da Zaptour Viagens e Turismo, com apoio da Master Operadora)
Vencedora: Kamila Lopes Fernandes – Santo Antônio – Ponte Nova/MG
Estabelecimento que entregou o cupom: Brasileirinho
Logo após, foi divulgado o resultado do festival. Veja a classificação final:
CATEGORIA “BOTECOS”
1º lugar: Mistura Fina (nota 9,73)
2º lugar: Brasileirinho (nota 9,47)
3º lugar: Pesque e Pague do Sombrio (nota 9,43)
CATEGORIA “BARES/RESTAURANTES”
1º lugar: Escanteio (nota 9,76)
2º lugar: Espaço Caffé (nota 9,71)
3º lugar: Restaurante Pontenovense e Zero Grau (ambos com nota 9,69)
Os grandes vencedores do festival em 2010 comemoram muito em cima do palco. O Mistura Fina, que participou pela terceira vez no festival, venceu com o prato “Mineirinho Tropical” (lombo Saudali, queijo mussarela da Laticínios Porto Alegre, jiló empanado, abacaxi, canela e molho agridoce. O sócio-proprietário Cristiano recebeu o prêmio das mãos de Sérgio Marques Cordeiro (presidente da ACIP/CDL) e de Joãozinho de Carvalho (prefeito de Ponte Nova). O boteco é dirigido também pelo sócio Daniel Machado.
Já o Escanteio conquistou o tricampeonato. Em cinco edições, o bar participou em quatro oportunidades, conquistando três vezes o 1º lugar. Dirigido pelo casal Maurício e Norma, o Escanteio venceu com o prato “Boi Escondido” (carne de boi, queijo mussarela da Laticínios Porto Alegre, torresmo, condimentos, jiló, bacon e lingüiça da Saudali). Feliz com o prêmio, Maurício recebeu o prato de 1º lugar e fez questão de agradecer a organização do festival, os parceiros e os consumidores.
A noite terminou com excelente música da pontenovense Carol Reis, que tocou pela primeira vez em Ponte Nova com sua nova banda.
Resultado do Bar, Boteco & Cia
O festival gastronômico de 2010 terminou com sucesso absoluto. Este ano, foram 16 estabelecimentos participantes – alguns já experientes no festival, e outros novatos. Sem exceção, o retorno ficou claro para quem participou, não só financeiramente, mas também envolvendo outros aspectos, como a possibilidade dos consumidores deixarem opiniões e críticas construtivas, a fim de que o estabelecimento se adapte para atender cada vez melhor seus clientes.
Além disso, os patrocinadores do evento foram determinantes para o sucesso do festival. Empresas como a Assuvap, Saudali, Cachaça Guaraciaba, Pneutex, Rosa Shock Calçados, Manndalla, Zaptour, Laticínios Porto Alegre e todas as empresas, que sempre estão apoiando os eventos da cidade, merecem nossa homenagem por acreditar neste projeto.
O Bar, Boteco & Cia foi ainda uma oportunidade para que outras forças da nossa região, como é o caso da carne suína, que gera cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na região, com o apoio da Assuvap e do Frigorífico Saudali; e ainda do queijo, que está em alta e ainda ficará mais forte com a expansão da Laticínios Porto Alegre em nosso município. Destaque também para outros parceiros que colheram frutos em termos de consolidação da imagem, caso da Cachaça Guaraciaba, Bohemia, Icbeu Idiomas, Saudali e principalmente os bares.
A Prefeitura de Ponte Nova também teve sua grande contribuição na execução do festival, ampliando o apoio às diversas Secretarias e ao Demutran.
O Bar, Boteco & Cia foi também importante para divulgar a arte em Ponte Nova, através de apresentações artísticas, com pequenas intervenções teatrais, circenses; e ainda abrindo espaço para caricaturistas, pintores e músicos.
Além de envolver tanta gente, o festival gastronômico ainda proporcionou mais uma opção de lazer e entretenimento à população de Ponte Nova e região. Durante mais de 30 dias, os pontenovenses se revezaram nos bares, botecos e restaurantes participantes para experimentarem os famosos pratos participantes do Bar, Boteco & Cia.
Um dos grandes sucessos do festival foi a execução do Prato do Dia. Sem exceção, todos os estabelecimentos que realizaram esta intervenção tiveram lotação máxima, surpreendendo até mesmo a organização do Bar, Boteco & Cia, que não esperava tanta gente nos bares. As intervenções contaram ainda com sorteio de brindes, apresentações artísticas e shows musicais.
Agradecimento
A organização do Bar, Boteco & Cia 2010 agradece mais uma vez todos que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso deste festival.
Estabelecimentos participantes
BRASILEIRINHO, TIO PATINHAS, ESTACAO DO CHOPP, ZERO GRAU, ESPAÇO CAFFÉ, MISTURA FINA, DOCE MANIA, DUDU LANCHES, BAR DO CHICO, PONTENOVENSE, ESCANTEIO, ILHA ENSEADA DO BANANAL, RESTAURANTE FOGÃO A LENHA, PARADA OBRIGATORIA, PADARIA SÃO JOAO BATISTA E PESQUE PAGUE DO SOMBRIO.
O Bar, Boteco & Cia 2010 foi um sucesso! E para 2011, iremos melhorar ainda mais!!!!